Landing Pages que Convertem
Não há dúvida alguma que a optimização de landing pages é uma táctica de marketing digital subvalorizada. Toda a gente fala muito de tráfego (ou será que é esse tráfego que faz muito barulho?), e não descurando que é preciso atrair a atenção de mais gente para o seu produto, a conversão – que é o foco principal de uma landing page – não é suficientemente valorizada.
Trata-se de matemática simples. Nem toda a matemática é simples, mas esta é. Vamos imaginar que o seu website converte um em cada 100 visitantes (1/100 = 1% de taxa de conversão). A maior parte das empresas foca-se em aumentar o tráfego para aumentarem o número de conversões, o que funciona; se conseguir atrair mais 100 visitantes, terá mais uma conversão (2/200 = 1% de taxa de conversão). Parece simples, mas aumentar o tráfego em 100% por dia (ou mesmo por semana), para conseguir apenas mais uma conversão, não é fácil.
Não Fique Preso no Tráfego
Mas existe uma outra maneira! Em vez de se preocupar apenas com os números do tráfego, porque não trabalhar com o que já tem? Se trabalhar um pouco na optimização da sua landing page e melhorar o design, a mensagem e o call-to-action, pode conseguir aumentar a sua taxa de conversão para 3% (ou mais). Isso é apenas um aumento de 2%, certo? Errado. Um crescimento de 2 p.p. significa que triplica os resultados e o potencial retorno do seu investimento. Os números não mentem: 3% de taxa de conversão = 3/100 visitantes (3 é mais que 2, e pode implicar menos esforço e investimento).
A optimização de landing pages pode fazer uma diferença impagável, e quando combinada com outras tácticas de marketing digital, como pay-per-click e display advertising, pode elevar o progresso das suas campanhas para patamares antes inimagináveis.